Joinville, 15 de Agosto de 2018

Notícias

<< voltar Home

Médico Patologista

Ele não trabalha em consultório, mas você pode marcar uma consulta com ele para discutir questões relacionadas ao estudo do seu material e esclarecimentos em sua área de atuação.

Seu trabalho é fundamental, pois é ele quem diagnostica o câncer, definindo se um tumor é maligno ou benigno.

É dele também, muitas vezes, a responsabilidade de definir se um órgão é adequado ou não para transplante, além de ter um papel fundamental no tratamento dos pacientes transplantados e em outras doenças inflamatórias e infecciosas específicas, como por exemplo, a tuberculose.

Muitas vezes, outros especialistas (ginecologista, oncologista, urologista, etc.) precisam de uma análise mais específica, como um nódulo de mama, uma lesão do colo do útero ou uma suspeita de câncer de próstata. Em situações assim, o material colhido (biópsia ou peça cirúrgica) será estudado pelo médico patologista. Para isso ele será processado no laboratório e examinado minuciosamente, tanto a olho nu ou com a ajuda de um microscópio, sempre levando em conta o contexto clínico.

Além disso, em algumas circunstâncias, o patologista utiliza outras técnicas modernas para chegar a um diagnóstico mais preciso. Todo esse trabalho é relatado sob a forma de um laudo anátomo patológico.

É também responsabilidade do médico patologista o exame citopatológico, isto é, o exame de “Papanicolaou” para prevenção de câncer do colo do útero e o exame das células retiradas por punção aspirativa por agulha fina de nódulos da mama, da tireóide e de vários outros órgãos, bem como das células de derrames cavitários (“barriga d’água”, “água no pulmão”, etc.).

Outra função do médico patologista, e pouco conhecida, é a realização das autópsias em hospitais onde este serviço é disponível, para melhor elucidação da doença que causou o óbito, para ensino e para pesquisa.

Na maioria das vezes, a patologia é considerada o padrão contra o qual todos os outros métodos diagnósticos devem ser tratados. Por isso o trabalho do médico patologista é tão importante e de grande responsabilidade: outros médicos muitas vezes dependem do trabalho dele para indicar o melhor tratamento para você, paciente.

Agora você já sabe quem é o responsável pelo laudo do seu exame: o médico patologista.




CEDAP - Centro de Diagnósticos Anátomo Patológicos Ltda.
Rua Mário Lobo 61, Sala 3 Térreo - Edifício Terraço Center - CEP 89201-330 - Joinville-SC
Fone/Fax: (47) 3422 9607 - (47) 3422 8169 / 3433 9499 - e-mail: cedap@cedap.com.br - Atendimento de Segunda à Sexta das 7:30 às 18:30


Desenvolvido por Zumerata Internet