Joinville, 19 de Janeiro de 2018

Notícias

<< voltar Home

Dezembro Laranja e A Prevenção Ao Câncer da Pele

O câncer de pele não-melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente.

Anualmente são esperados 175.760 novos casos, sendo 80.850 em homens e 94.910 em mulheres.

Só em Santa Catarina são esperados 9.410 novos casos.

O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.

Como a pele - maior órgão do corpo humano - é heterogênea, o câncer de pele não-melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide. O carcinoma basocelular é o mais incidente e também o menos agressivo.

O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos.

O melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase. O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, se detectado nos estádios iniciais. Nos últimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove no dia 2 de dezembro, em todo o Brasil, o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Cerca de 3.000 dermatologistas voluntários realizarão consultas gratuitas em 130 postos de atendimento. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam assistidas durante a mobilização. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento de câncer da pele. 

Consulte os postos de atendimento que farão o exame preventivo gratuito .

Saiba mais sobre o câncer de pele .

Se perceber qualquer alteração suspeita na sua pele procure um dermatologista.

Fontes: INCA e SBD.





CEDAP - Centro de Diagnósticos Anátomo Patológicos Ltda.
Rua Mário Lobo 61, Sala 3 Térreo - Edifício Terraço Center - CEP 89201-330 - Joinville-SC
Fone/Fax: (47) 3422 9607 - (47) 3422 8169 / 3433 9499 - e-mail: cedap@cedap.com.br - Atendimento de Segunda à Sexta das 7:30 às 18:30


Desenvolvido por Zumerata Internet