Quem Somos

O CEDAP (Centro de Diagnósticos Anátomo-Patológicos) foi fundado em 1996 pelos médicos Hercilio Fronza Júnior e Beatriz Hornburg. No ano de 2000 houve uma aliança com o Laboratório de Patologia Citocentro (fundado em 1979), com a Dra. Rosemary A. Camilo como responsável técnica e o Laboratório de Citopatologia Prevencel (fundado em 1991), com A Dra. Maria Cristina de Carvalho como responsável técnica, surgindo, assim, os Serviços Integrados de Patologia (SIP) como nome fantasia.

O laboratório recebe amostras de consultórios, clínicas, ambulatórios e de centros cirúrgicos de hospitais de Joinville e outras cidades do estado. A partir da análise e interpretação das amostras, é emitido um laudo diagnóstico que auxilia o médico clínico na sua conduta para com o paciente.

A equipe do CEDAP desenvolve atividades de pesquisa e publicações científicas, com artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Participa, também, como instituição colaboradora em algumas atividades de pesquisa, envolvendo o curso de Mestrado de Saúde e Meio-ambiente da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, proporcionando material de pesquisa e casuística.

Valores

MISSÃO
O CEDAP é uma instituição de saúde que presta serviços de diagnóstico, utilizando métodos científicos e tecnológicos modernos, que dependem de elevada capacidade humana, com Qualidade, Respeito e Rapidez, de modo a garantir Confiabilidade aos seus Clientes, bem como realização pessoal e profissional dos seus Colaboradores.

VISÃO
Ser um modelo de Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia, com qualidade de padrão internacional, ágil e autônomo, que harmonize ensino, assistência e pesquisa de modo a colaborar com a formação de profissionais preparados para os desafios atuais e futuros da patologia, participando do sistema de saúde, contribuindo para sua melhoria e interagindo com a sociedade.

PRINCÍPIOS E VALORES
Respeitar a diversidade e o pluralismo de ideias de seus colaboradores.
Executar todas as suas atividades como um verdadeiro exercício de cidadania.
Ter compromisso com a melhoria contínua da qualidade.
Valorizar o conhecimento e a interdisciplinariedade.
Contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico da assistência médica e da Patologia.
Ter compromisso com a preservação do meio ambiente.
Manter a ética e a transparência em todas as ações.
Ter flexibilidade para aceitar e se adequar às mudanças, próprias do desenvolvimento.

Órgãos Acreditadores e Certificadores

  1. CAP - COLLEGE AMERICAN PATHOLOGISTS

    CAP

    É a maior sociedade a nível internacional, desde 1961. Hoje existem cerca de 6.000 laboratórios acreditados.

    Tem como objetivo a melhoria dos laboratórios clínicos, colocando à sua disposição subsídios educativos apropriados e realizando avaliações imparciais e objetivas, através de profissionais atuantes na área de análises clínicas e anatomia patológica.

    Focaliza os processos e também a qualidade técnica dos mesmos.

    Auditoria de 2 em 2 anos. Avaliação entre pares.

  2. ONA - ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO

    ONA

    Focaliza a gestão do programa de qualidade.

    Possui três níveis de acreditação:

    Nível I – Acreditado (Segurança e legislação e gestão de riscos)

    Nível II – Acreditado Pleno (Processos)

    Nível III – Acreditado com Excelência (Indicadores e gestão)

    Auditoria Bianual para níveis I e II e Trianual para nível III, com auditorias de manutenção entre os intervalos.

Manual de Procedimentos

O Laboratório CEDAP, através deste manual, quer informar a disponibilidade dos serviços de patologia oferecidos e dar todos os subsídios necessários à devida obtenção e a preservação do material a ser examinado.

Equipe

Conheça nossa equipe

Dr. Hercílio Fronza Júnior
CRM 3014 - Diretor Técnico
Médico Patologista. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Residência médica em Anatomia Patológica pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Patologia e Citopatologia.
Rose
Dra. Rosemary A. Camilo
CRM 4066
Médica Patologista. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Residência Médica em Anatomia Patológica e Citopatologia no Departamento de Patologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Patologia e Citopatologia.
Dra. Beatriz Hornburg
CRM 5503
Médica Patologista. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC. Residência médica em Anatomia Patológica no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC.
Dra. Karina Munhoz de Paula Alves Coelho
CRM 17619
Médica Patologista. Graduação em Medicina pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Residência Médica em Patologia pelo Hospital Municipal São José – Joinville/SC. Especialista em Patologia, Citopatologia e Dermatopatologia.
Dra. Maria Cristina de Carvalho
CRM 5229
Médica Citopatologista. Graduação em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Residência Médica em Patologia clínica pelo Hospital Geral de Bonsucesso do Rio de Janeiro. Especialista em Citopatologia.
Dra. Lara Cristina de Carvalho Tavares
CRM 18685
Médica Patologista. Graduação em Medicina pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Residência Médica em Patologia pelo Hospital Municipal São José – Joinville/SC. Especialista em Patologia.
Dra. Vanessa Durieux Roberge
CRM 15813
Médica Patologista. Graduação em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Residência Médica em Patologia pelo Hospital Municipal São José – Joinville/SC. Especialista em Patologia.
Dr. Giuliano Stefanello Bublitz
CRM 14903
Médico Patologista. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Residência médica em Patologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).
Dr. Rodrigo Paludo de Oliveira
CRM 11564
Médico Patologista. Graduação em Medicina pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Residência Médica em Anatomia Patológica pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Patologia e Citopatologia.
Dr. Miguel Angelo Dufloth
CRM 5401
Médico Patologista. Graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas. Residência Médica em Anatomia Patológica na Universidade São Francisco Bragança / SP. Especialista em Patologia e Citopatologia.
História

Um pouco da nossa história

1996

O CEDAP (Centro de Diagnósticos Anátomo-Patológicos) foi fundado pelos médicos Hercilio Fronza Júnior e Beatriz Hornburg.

1998

A qualidade dentro do CEDAP é um de seus principais valores e norteia sua missão. Apenas dois anos após sua fundação, o laboratório começou as primeiras discussões sobre qualidade e decidiu buscar um programa de acreditação em controle e garantia da qualidade. O programa escolhido foi o Laboratory Accreditation Program – College of American Pathologists (LAP-CAP), o programa de controle e garantia da qualidade específico para laboratórios de patologia mais antigo e referência mundial na área.

2000

Foi o ano que mudou a história do serviço de patologia em Joinville, houve uma aliança do CEDAP com o Laboratório de Patologia Citocentro (fundado em 1979), com a Dra. Rosemary A. Camilo como responsável técnica e o Laboratório de Citopatologia Prevencel (fundado em 1991), com a Dra. Maria Cristina de Carvalho como responsável técnica, surgindo, assim, os Serviços Integrados de Patologia (SIP) como nome fantasia.

2001

Com a aliança já solidificada, em janeiro deste ano, foi conquistada a primeira acreditação com o programa Laboratory Accreditation Program – College of American Pathologists (LAP-CAP), a qual mantém até hoje.

2002

Em parceria com o Hospital Municipal São José, o CEDAP passa a oferecer Residência Médica em Patologia.

2003

O Programa CITONET (Programa de Controle Externo de Qualidade da Sociedade Brasileira de Citopatologia), teste de proficiência em citopatologia ginecológica e não ginecológica, é totalmente desenvolvido pela equipe de citotécnicos, residentes e patologistas do CEDAP.

2004

Conquistou o certificado de acreditação em qualidade para serviços de saúde da Organização Nacional de Acreditação (ONA) diretamente para o nível III – acreditado com excelência, tornando-se, assim, um serviço de referência nacional em controle de qualidade em patologia.

2012

Surge o DECIPE (Departamento Científico de Pesquisa e Ensino), onde a equipe do CEDAP desenvolve atividades de pesquisa e publicações científicas, com artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Participa, também, como instituição colaboradora em algumas atividades de pesquisa, envolvendo o curso de Mestrado em Saúde e Meio-ambiente da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, proporcionando material de pesquisa e casuística.

2016

Em comemoração aos 20 anos, o laboratório atualiza a sua marca e volta a usar o nome CEDAP, sua razão social, que consta também nos programas de acreditação, continuando a primar pela qualidade dos seus serviços.

Conheça o CEDAP

Recepção
Laboratórios
Residência